LAUDO DE PATOLOGIA
AGENDE SUA CONSULTA
LAUDO DE PATOLOGIA
AGENDE SUA CONSULTA
O termo Gastrite crônica é definido como um processo inflamatório que pode ter causa infecciosa ou não. A principal causa da gastrite crônica é a infecção por Helicobacter pylori ou H. Pylori, como é mais conhecida a bactéria que tem a capacidade de sobreviver na acidez gástrica. Existem, porém, outros tipos de gastrite crônica como gastrite auto imune, gastrite química, eosinofílica e aquela secundária a radiação, etc.
Os pacientes podem apresentar queixas de dor abdominal, estufamento, pós refeições, náuseas, mas também existem aqueles pacientes que não têm queixa alguma. A realização da Endoscopia Digestiva Alta é o principal método para o diagnóstico da gastrite crônica por H pylori e permite que o tratamento seja feito tão logo o resultado seja visto pelo médico gastroenterologista que pode, além disso, dar orientações alimentares para evitar o desencadear das crises.
Úlceras gástricas constituem pequenas feridas que deixam cicatrizes na mucosa do estômago e são decorrentes do efeito corrosivo do ácido clorídrico. A infecção pelo Helicobacter pylori pode provocar esse aumento da produção do ácido, e é uma das principais causas das úlceras, seguido do uso abusivo de anti inflamatórios, principalmente em idosos. Os sintomas dependem da localização da úlcera, mas vômitos com sangue e fezes de cor escura são complicações sérias que precisam de avaliação de urgência.
Ref: Tratado de Gastroenterologia 2011;51-52:481-513
Contamos com uma estrutura capaz de lhe atender em todos os processos e exames. Estamos sempre prontos para lhe atender com excelência.
CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA