LAUDO DE PATOLOGIA
AGENDE SUA CONSULTA
LAUDO DE PATOLOGIA
AGENDE SUA CONSULTA
A diarreia é um sintoma muito frequente na prática clínica, sendo um motivo comum de consulta com o gastroenterologista. Por definição, a diarreia é caracterizada pela alteração do hábito intestinal, com aumento do número de evacuações e volume de fezes, além de perda da consistência da mesma. É considerada anormal a presença de três ou mais evacuações por dia e um volume fecal maior que 200g/dia, apesar deste último parâmetro ser pouco utilizado pela sua dificuldade prática. Quanto ao tempo de evolução, a diarreia pode ser classificada em aguda e crônica. A presença destes sintomas por um período superior a quatro semanas caracteriza a diarreia crônica.
A diarreia crônica tem um impacto importante na qualidade de vida dos pacientes, sendo de extrema importância uma avaliação médica para investigação das suas causas e consequente tratamento. Uma grande lista de doenças pode levar ao surgimento da diarreia crônica e dentre as suas causas mais comuns pode-se destacar as infecções por parasitas, problemas na absorção e digestão de alguns alimentos (como o glúten e a lactose), doenças inflamatórias do intestino, a síndrome do intestino irritável e o uso de alguns medicamentos. É a história clínica e o exame físico detalhado, realizados durante a consulta, que irão direcionar a abordagem diagnóstica e afastar causas graves, como o câncer de intestino. Alguns sintomas que podem estar presentes associados à diarreia servem de alerta para um atendimento médico precoce. São eles: a presença de sangue e/ou muco junto com as fezes, febre, dor abdominal que atrapalhe as atividades diárias, despertar noturno com diarreia e a perda de peso.
Alguns exames laboratoriais e fecais podem ser úteis e são utilizados na investigação das causas da diarreia. É importante avaliar se existem sinais de desnutrição ou diminuição da absorção de vitaminas, sinais de doenças inflamatórias, presença de parasitas e intolerâncias alimentares. A colonoscopia e a endoscopia digestiva alta são exames adicionais, que também podem ser realizados, principalmente em pacientes com idade superior a 50 anos.
O tratamento da diarreia crônica tem como objetivo principal o tratamento da sua causa, por isso a importância da sua investigação correta. Em alguns casos o tratamento pode ser simples, como a eliminação de alguns alimentos da dieta (como a lactose nos intolerantes) ou o uso de antiparasitários/antibióticos. Entretanto, uma causa pode não conseguir ser definida e o tratamento pode ser direcionado para diminuir o número das evacuações e/ou aumentar a consistência das fezes, utilizando medicamentos antidiarreicos ou formadores de bolo fecal (como as fibras).
Dra. Julia Cabral
CRM 22326/BA
Contamos com uma estrutura capaz de lhe atender em todos os processos e exames. Estamos sempre prontos para lhe atender com excelência.
CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA